Segurança do Trabalho são estratégias de gestão que têm como objetivo desenvolver práticas para prevenir acidentes e riscos no ambiente de trabalho.
Para que este objetivo seja alcançado, é de fundamental importância que a empresa tenha uma equipe qualificada, experiente e competente para trabalhar em conjunto e exercerem as funções essenciais que garantem o bom funcionamento da segurança do trabalho de uma empresa.
Vale lembrar que, com essa gestão, a corporação também está se protegendo de multas, processos trabalhistas e cumpre com as normas regulamentadoras.
Descubra nos próximos tópicos quais são os principais profissionais que estão envolvidos na Segurança do Trabalho e por quais motivos a sua empresa deve investir nessa estratégia para obter resultados positivos na gestão.
Boa leitura!
O que é segurança do trabalho?
Hoje em dia já estamos acostumados a lidar com normas, atividades e medidas protetivas, principalmente no ambiente de trabalho.
A segurança do trabalho promove a proteção de todos que trabalham, inclusive é uma forma também de ajustar, padronizar as condutas, prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
Como sabemos, uma instituição é composta por funcionários, que lidam com atividades diárias. A empresa tem o dever de oferecer um espaço seguro para estes colaboradores, uma vez que, quando isso não acontece, as instituições ficam com a reputação manchada e estão fadadas ao fracasso.
Vale ressaltar que investir em segurança do trabalho traz muitos benefícios para a empresa, porque o trabalhador se sente seguro e valorizado para produzir suas demandas.
Também é importante citar que fugir das Normas Regulamentadoras e da lei relacionadas ao tema, geram multas e processos trabalhistas.
No ano de 2021 os acidentes e as mortes no mercado de trabalho brasileiro cresceram 30%, conforme foi mencionado na matéria do jornal CNN Brasil.
Este tipo de comportamento nas corporações não é mais cabível e gera problemas não só relacionados às multas ou processos, mas principalmente questões financeiras que comprometem a empresa e afastamento de funcionários por motivos de doenças.
Quais são os objetivos das Normas de Segurança do Trabalho?
As chamadas NRs têm como objetivo evitar doenças e acidentes relacionados às atividades que são realizadas no local de trabalho. Com isso, é possível reduzir as condições de trabalhos mais arriscadas.
Além disso, com o cuidado e o monitoramento de uma equipe experiente, é possível prevenir os acidentes e os riscos ocupacionais, o que oferece boas condições físicas e psíquicas ao trabalhador.
As condições de trabalho também são melhores, uma vez que as Normas de Segurança do Trabalho têm como objetivo estabelecer regras, que quando são cumpridas, o ambiente de trabalho se torna mais seguro para os funcionários, tendo estes uma boa produção durante a jornada de trabalho.
Para termos uma noção, podemos observar a pesquisa da Deloitte divulgada no ano de 2020, que demonstrou que 67% dos trabalhadores sentem-se mais produtivos ao realizarem suas atividades em ambientes seguros e saudáveis.
Leia também: Saúde e segurança do trabalho: mais bem-estar e produtividade para sua equipe.
O que fazem os profissionais da área?
As empresas precisam de profissionais para atuarem conforme sua formação, pois em conjunto eles trabalham para prevenir acidentes de trabalho, realizando laudos, planejamentos, palestras e treinamentos.
A seguir falaremos de forma detalhada o papel de cada profissional, confira:
Engenheiro de Segurança do Trabalho
As questões relacionadas à inspeção, monitoramento, certificação de equipamentos e procedimentos utilizados pelos funcionários de uma empresa, são responsabilidades de um engenheiro.
Todos os procedimentos que são realizados e seguem as NRs e as leis que envolvem cada etapa.
Uma das atividades do engenheiro é emitir laudos sobre a execução de trabalho dos demais funcionários.
As demandas que são realizadas por estes profissionais são importantes porque deixam o espaço de trabalho mais produtivo, propiciando bem-estar para todos.
Dessa forma, essa também é uma maneira de contribuir para o planejamento e o desenvolvimento de uma gestão mais organizada, efetiva e segura.
Técnico de Segurança do Trabalho
O técnico também tem um papel fundamental, pois é ele quem cuida dos procedimentos que são realizados diariamente e dos equipamentos que são utilizados pelos colaboradores.
Este profissional conhece todos os procedimentos, e normas, o que auxilia na avaliação que ele faz sobre dinâmicas produtivas que diminuem a insalubridade e periculosidade, a fim de garantir que as NRs sejam cumpridas.
Assim, o técnico também é responsável por inspeções locais, instalações, examina equipamentos e faz observações de roupas adequadas e condições de trabalho.
Médico de Segurança do Trabalho
A presença do médico no local de trabalho é indispensável, pois por este profissional são aplicadas as medidas de prevenção que melhoram a qualidade de vida.
Deste modo, o médico realiza uma análise sobre as funções de cada funcionário e decide quais são os tipos de cuidados que devem ser tomados para que acidentes não aconteçam.
Exames em todos os empregados são realizados de forma periódica pelo clínico, que interpreta os resultados dos exames complementares, para ter controle de como estão as condições de saúde dos envolvidos.
Enfermeiro de Segurança do Trabalho
Assim como os médicos, os enfermeiros são importantes, pois estes são profissionais treinados para lidar com situações de acidentes de trabalho.
Mas não é só nestes casos em que o enfermeiro exercita o seu ofício, pois eles também colaboram com o planejamento educativo e medidas sanitárias que garantem a saúde de todos os empregados.
Uma das muitas atividades que são feitas pelos enfermeiros, é o treinamento que instrui os colaboradores sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de execução, para reduzir a incidência de acidentes.
Auxiliar de enfermagem de Segurança do Trabalho
O auxiliar de enfermagem faz parte da equipe que lida com realização de exames admissionais e demissionais, ajuda em casos de acidente, realizando curativos, aferindo pressão arterial e é responsável por organizar prontuários, medicamentos e materiais.
Esse papel também tem sua importância, pois tanto o médico como o enfermeiro irão precisar desse auxílio. Como mencionado, é uma equipe que trabalha em conjunto, sendo que o trabalho de um depende do outro.
Psicólogos
Sabemos como a saúde mental é essencial em nossas vidas, não é mesmo? Não é só o lado físico que deve ser preservado, uma vez que danos mentais e emocionais podem ser causados nas rotinas de trabalho.
Esse é um ponto que merece uma atenção. Entre 2019 e 2020 o índice de afastamento causados por problemas relacionados à saúde mental cresceu mais de 23%, segundo a matéria que foi divulgada pela revista Exame.
Os psicólogos também realizam ações, palestras e oferecem orientações para ampliar as formas de cuidado e prevenção de acidentes.
Por que investir em segurança do trabalho?
Investir em segurança do trabalho cria um ambiente seguro, previne acidentes, aumenta a produtividade da equipe, reduz despesas, diminui transtornos e valoriza a empresa.
Uma marca que se preocupa com seus funcionários disponibiliza um espaço de trabalho saudável, cumpre as normas e as leis, e é bem visto no mercado de trabalho, tendo uma reputação zelada e respeitada.
Conte com a Atenta Saúde para desenvolver soluções completas em saúde e segurança do trabalho.
Comece a impactar a sua empresa com um projeto eficaz que traz resultados em Segurança do Trabalho. Faça seu orçamento!