A segurança do trabalho é fundamental para preservar a integridade física dos colaboradores, sendo desenvolvida uma gestão para evitar situações de risco.
Toda empresa é obrigada a cumprir com as Normas Regulamentadoras estabelecidas pela legislação brasileira com profissionais qualificados, que sabem promover a cultura de segurança e cumprem com as regulamentações.
Dessa forma, as instituições devem garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores durante o exercício de suas atividades laborais. Cabe à empresa realizar uma gestão de medidas preventivas para minimizar os riscos ocupacionais.
É importante ressaltar que o descumprimento das NRs pode resultar em multas e penalidades.
Essa é uma situação que prejudica a imagem da marca, comprometendo as possibilidades de fazer negócios e conseguir parcerias.
Para evitar acidentes e multas e promover bem-estar na empresa, continue conosco. No artigo de hoje vamos mencionar a importância da segurança do trabalho e como adotar as medidas preventivas adequadas para garantir a saúde dos trabalhadores.
Boa leitura!
O que é segurança do trabalho e quais são os principais objetivos?
Para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, é necessário promover a segurança dos trabalhadores, para que assim seja garantido um ambiente de trabalho seguro.
Os profissionais da área, estudam e analisam os riscos existentes nos locais de trabalho. Dessa forma, é possível implementar as melhores soluções de medidas preventivas para minimizar doenças e acidentes.
Os principais objetivos da segurança do trabalho são:
- Desenvolver meios para proteger os colaboradores;
- Prevenir riscos ocupacionais;
- Promover a saúde e o bem-estar;
- Minimizar afastamento por doenças e reduzir custos com multas;
- Melhorar a produtividade das atividades exercidas;
- Garantir o cumprimento das Normas Regulamentadoras.
Contudo, a segurança do trabalho é uma gestão que busca proteger a saúde e a integridade física de todas as pessoas no ambiente profissional. Com isso, acidentes e doenças ocupacionais são evitadas e o bem-estar proporcionado.
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Quais são as principais atividades de segurança do trabalho?
A segurança do trabalho consiste em realizar uma análise para identificar os riscos existentes no ambiente, verificando também o grau de exposição de cada pessoa.
Com isso, os profissionais realizam a implementação de medidas preventivas, para que assim os fatores de riscos sejam minimizados.
Como exemplo de medidas, temos o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e programas de treinamento para a conscientização de como utilizar essas ferramentas.
As inspeções e vistorias periódicas são essenciais, são uma forma de cuidado que toda empresa deveria adotar para verificar a adequação das medidas preventivas.
Vale ressaltar, que uma das atividades realizadas pela gestão de segurança do trabalho, é a análise de acidentes ocorridos, ou seja, é feita uma apuração para identificar as causas, a fim de desenvolver medidas preventivas e evitar que esses eventos se repitam.
Também, é papel desses profissionais acompanhar exames médicos ocupacionais, para identificar possíveis doenças relacionadas ao trabalho e tomar as medidas cabíveis.
E por último, mas não menos importante, a elaboração de documentos, como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Quais são os programas de segurança que a empresa deve implementar?
As Normas Regulamentadoras são bem claras quando dizem que as empresas devem implementar programas de segurança para garantir a saúde dos trabalhadores. Vejamos quais são os principais:
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
- Programa de Conservação Auditiva;
- Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);
- Programa de Emergência;
- Programa de Proteção Respiratória.
Com esses programas, a empresa proporciona um ambiente de trabalho seguro e investe no relacionamento com seus funcionários.
Dessa maneira, riscos, acidentes e doenças ocupacionais são minimizados e as normas legais estabelecidas seguidas.
Como implementar a segurança do trabalho na empresa?
Para implementar a segurança do trabalho, a instituição precisa seguir alguns passos na implementação, como conhecer bem as NRs.
Caso as NRs não sejam seguidas, a empresa está sujeita a multas e outros fatores negativos que mancham a reputação da marca diante do mercado.
Com isso, faz-se necessário a contratação de profissionais qualificados, para garantir a segurança do trabalhador.
É assim que a sua instituição cria um ambiente seguro, previne acidentes, tem cuidado com a saúde da equipe, tem maiores resultados de produtividade, ameniza os gastos, se livra de transtornos e ganha visibilidade no mercado.
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